Pedra Vermelha

A PEDRA VERMELHA é uma rede de pessoas, trabalhos, atividades e parcerias, constituída pela Escola de Diálogo de São Paulo. O foco do nosso interesse é atender necessidades sociais na área da Educação.

Estamos retomando as nossas atividades!

A Pedra Vermelha, na alquimia, é a substância ou situação em que contradições insolúveis encontram um contexto mais amplo e profundo em que deixam de ser mutuamente excludentes e passam a viver em conjunto, transformadas umas pelas outras e produzindo o ouro alquímico – um novo estado de consciência.

Inspiramo-nos em diversas fontes para formar esta extensão da Escola. Entre elas estão as novas escolas e pedagogias pelo mundo todo; experiências com redes distribuídas, moedas sociais e microfinanciamentos; novas ideias de inovação social, na psicologia, nas organizações, na economia, na cooperação. Temos interesse em tudo aquilo que integra novas práticas coletivas, atendendo as necessidades sociais da atualidade e buscando novas respostas para os desafios do futuro. Aplicamos procedimentos e técnicas de trabalho com o Diálogo desenvolvidas pela própria Escola, como por exemplo a Intervisão.

Neste momento, estamos desenvolvendo uma rede de Educação Integral, voltada tanto para escolas particulares quanto escolas públicas. Nesse programa, desejamos estender as fronteiras da escola – e da aprendizagem – ao entorno, à vizinhança, ao bairro; às pessoas e atividades que estão próximas, de modo que o aluno possa ter jornadas de aprendizagem in loco – aprendizagem interior/exterior, incluindo as relações de convívio e produção que constituem o dia a dia da comunidade. O programa é desenhado conjuntamente por alunos, professores, a escola e o bairro.

A Pedra Vermelha está em formação: estamos estabelecendo as linhas de orientação e de trabalho. Temos em nossa pauta a definição de um centro de atividades para estarmos mais perto do nosso entorno: o bairro, as pessoas, os negócios, os seus recursos de coletividade. Se você quer participar, seja oferecendo atividades ou ajudando na administração, cadastre-se aqui.

Seja bem-vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>