Curso: A Experiência do Diálogo versão 2.0

Aprender a dialogar é condição essencial para uma vida melhor. O Diálogo é, de todos os aspectos da vida social, o que mais sofre com o emburrecimento geral e a banalização que acontece no mundo de hoje. Ao nos colocarmos em dia com o Diálogo, na nossa vida, tudo muda. É inevitável.

O curso A Experiência do Diálogo acontece, na Escola de Diálogo, desde 2008. Tivemos mais de trezentos alunos, que levaram seus conhecimentos e a sensibilização para o Diálogo para todo lugar: empresas, escolas, hospitais, ONGs, governos, para suas famílias, para dentro de si próprios… Estamos muito felizes com isso!

Neste ano resolvemos repaginar A Experiência do Diálogo, tornando-a mais próxima da sua essência tal como a vemos, e mais voltada à prática, ao ensaio, à aprendizagem direta.

Neste curso, você fará contato com a prática do Diálogo e com fundamentos fenomenológico-existenciais, filosóficos e ontológicos dessa prática. Diálogo para praticar em todos os momentos da vida – na família, no trabalho, consigo mesmo, no espaço público, na conversa difícil.

PROGRAMA

No programa, que varia para cada grupo, teremos presentes elementos das seguintes áreas de conhecimento e prática:

– As quatro diferentes formas de conversação, ou os Quatro Ds:

. Deliberação, Debate, Discussão e Diálogo.
. As diferenças entre essas formas de conversação no que diz respeito ao processo, à intenção e aos resultados.
. Vamos aprender a utilizar a conversação adequada ao fim que queremos.

– Fundamentos do Diálogo:

. David Bohm e J. Krishnamurti
. Bill Isaacs
. David Yankelovich
. Jordan Peterson
. a Psicologia Profunda de C. G. Jung

– Práticas do Diálogo:

. a Roda de Diálogo ou Roda de Conversa
. World Café e Open Spaces
. Comunicação Não-Violenta

– Ensaios práticos e dramatizações: O Diálogo na minha vida “real”.

METODOLOGIA:

A Metodologia do curso A Experiência do Diálogo é dialógica, prático-teórica, sócio-construtivista.

PROFESSORES:

Os coordenadores do curso são Lamara e Arnaldo Bassoli, co-fundadores e sócios-diretores da Escola de Diálogo de São Paulo. Outros professores poderão ser convidados conforme a necessidade do processo específico do grupo, para aprofundar áreas de especialidade.

INFORMAÇÕES:

Local: ESCOLA DE DIÁLOGO DE S. PAULO – Rua Padre Cerdá, 163 – Vila Madalena

Doze encontros, às segundas-feiras, das 20:00hs às 22:30hs

. abril: dias 8, 15, 22 e 29
. maio: dias 6, 13, 20 e 27
. junho: dias 3, 10, 17 e 24

Carga horária total: 30 horas/aula

Preço e condições de pagamento:

– R$ 2000,00 à vista
– R$ 2100,00 em três cheques pré-datados[1]

Informações e Inscrições pelo email:
arnaldobassoli@escoladedialogo.com.br

[1] Importante: não fazemos cancelamento ou retorno do valor pago em caso de desistência.